DE HOMEM A INSETO


    Publicado em 1915, este romance tornou-se, em pouco tempo, um clássico da literatura universal. Principal obra de Franz Kafka, ele narra o drama vivido por Gregor, um caixeiro-viajante que, de repente, percebe sua vida mudar drasticamente após se transformar num grande inseto. 
    Certo dia, ao despertar, ele sentiu suas "costas duras feito couraça, e, erguendo um pouco a cabeça, viu sua barriga bojuda, marrom, dividida em segmentos envergados". Sem ter mais condições de sustentar a própria família, Gregor passa a viver isolado em seu quarto, enquanto os pais e a irmã se esforçam para conviver com ele, abafando seus sentimentos de asco e repugnância. Apesar da angústia que lhe causa a nova situação, Gregor, respeitando os sentimentos da família, decide poupá-la de sua horrenda aparência, como se lê neste trecho da narrativa:
     "[...] um dia Gregor arrastou nas costas o lençol até o canapé [...] e o colocou de tal modo que ele ficava inteiramente coberto, e a irmã não podia vê-lo, mesmo que se curvasse. Se achasse aquele lençol desnecessário, ela podia tê-lo retirado, pois estava bastante claro que não era por prazer que Gregor se isolara tão completamente, mas a irmã deixou o lençol como estava, e ele chegou a acreditar ter flagrado um olhar de gratidão quando, com muito cuidado, ergueu o lençol com a cabeça para ver como ela recebia o novo arranjo."


Comentários