SOBRE OS PERIGOS DA RELIGIÃO


      Neste livro, o filósofo Sam Harris empreende um ataque impiedoso às religiões. Embora seu alvo principal seja a fé cristã, ele deixa clara sua oposição a toda e qualquer religião, com seus dogmas irracionais e infundados.
      Como sugere o próprio título, o livro foi concebido inicialmente como uma carta aberta a uma nação específica, os Estados Unidos. No entanto, a mensagem contida nele, por ser universal, destina-se a qualquer sociedade na qual a religião, seja esta qual for, influencie ou conduza a vida da maioria das pessoas.
   Com uma argumentação incisiva e demolidora, Harris expõe a contradição entre fé e ciência, a ameaça representada pelo islamismo, as incoerências da Bíblia, a ideia absurda de um deus infinitamente bom e amoroso. Assim, ele demonstra, por exemplo, como o cristianismo se opõe às pesquisas científicas, incluindo aquelas que podem beneficiar milhões de pessoas em todo o mundo, como as pesquisas com células-tronco embrionárias. Para ele, "as provas indicam que as religiões são não apenas falsas como também perigosas"


Comentários