UMA SAGA NO OUTBAACK


      Publicado em 1961 e adaptado para o cinema dez anos depois, Sobressalto tornou-se um sucesso editorial, sendo traduzido para várias línguas.
    Trata-se da saga vivida por John Grant no inóspito outbaack, o semideserto australiano. Após sair de férias em Tiboonda, uma pequena cidade isolada no outbaack, o professor Grant viaja de trem até Bundanyabba, onde pretende embarcar para Sidney na manhã seguinte. Entretanto, alguns percalços o obrigam a permanecer por mais tempo em Bundanyabba, a qual, na opinião dele, "era somente uma variação maior de Tiboonda, e Tiboonda era uma variação do inferno".
    Ao longo da narrativa, Grant exprime não poucas vezes a sua insatisfação com o Oeste australiano, afastado da civilização da costa. Segundo ele, naquele lugar remoto não existiam médicos, hospitais, água potável, rede de esgoto, teatros, e o que salvava as pessoas da insanidade era um "único princípio forte de progresso" - a cerveja, que estava sempre gelada.
        Segundo o escritor Peter Temple, este romance expressa a visão de Cook "de que havia duas Austrálias (e dois tipos de australiano, quase duas espécies). Uma é representada por John Grant e pela Sidney classe média, de colarinho branco: urbana, educada, sofisticada. A outra é o interior, o mundo rude, esmagado pelo calor, entornador de cerveja, de colarinho azul, representado pela insignificante Tiboonda e por Bundanyabba, ambas no meio do nada".


Comentários